quinta-feira, 17 de maio de 2018

DIA MUNDIAL DO LIVRO


Comemoração do Dia Mundial do Livro – 23 de abril

“Leituras, Imagens e Sons do 25 de Abril” Exposição e Debate
 
Falar de livros é um prazer, uma satisfação infinita pela importância do livro como elemento catalisador da cultura de um povo.

O livro assume muitas facetas de acordo com o valor que lhe atribuímos:

Para mim, o Livro é o tónico do nosso cérebro, é o alimento da alma.

O Livro é o filho que germinamos dentro, com muito amor, dor, afeto e que depois deixa de fazer parte de nós, voa sozinho, cresce e se transforma…

O Livro é ação, é o elemento potenciador da transformação pessoal e social.

O livro transporta o pensamento dos visionários e condensa a mudança que se opera nas sociedades, assim aconteceu com Sócrates, na Antiguidade Clássica, com Leonardo da Vinci, Thomas Moore, Erasmo de Roterdão, no Renascimento, Descartes, Voltaire, Rousseau, Alvin Toffler e Stephen Hawking nos tempos modernos. Por isso, falar de livros é falar da sociedade em mudança, do sonho tornado realidade, do imaginário coletivo, da riqueza da alma humana.

Neste ano celebramos a Liberdade, as Leituras, os Sons e as Imagens que marcaram o nosso país desde o 25 de abril de 1974, fazemos  uma viagem aos momentos marcantes  desse período da nossa história. Uma viagem pela literatura, poesia, música, imagens e objetos, cada um com a sua história.

Esta Exposição só foi possível devido à gentileza de pessoas que decidiram ir aos seus baús e ao retirarem um livro, um CD, um cartoon, um objeto, relataram partes de uma história em que o coletivo e o individual se juntam e originando uma nova História, repleta de emoções e afetos.

Para falar de experiências do 25 de abril centradas nas leituras, imagens e sons realizou-se no dia 23 de abril, pelas 15.30 horas, na Biblioteca da Escola Secundária de Camarate, um debate que contou com a participação do Presidente da Câmara de Loures, Bernardino Soares, o cartoonista António Antunes, o músico Pedro Branco e o ator João de Carvalho.

Foi um Debate animado pelas várias intervenções que terminou com um poema de José Carlos Ary dos Santos, lido por João de Carvalho, e com um momento musical dinamizado por Pedro Branco.

Estas iniciativas foram realizadas em colaboração com a Biblioteca Municipal José Saramago, no âmbito do projeto Um Cons©elho para a Leitura.

A equipa da Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Camarate gostaria ainda de deixar um especial agradecimento a todos os que colaboraram tornando possível esta iniciativa:

- Biblioteca José Saramago; Museu de Sacavém; Associação URAP, os Convidados do Debate – Bernardino Soares, António Antunes, Pedro Branco e João de Carvalho -, a Diretora da Escola Secundária de Camarate, Teresa Graça, Elvira Sousa e Luís Mariano; Mariana Calado, Albertina Ramos, Margarida Chaves, Fernanda Gomes, assim como alguns alunos e funcionários.

Com o pouco de cada um, fazemos muito!

Obrigado, por partilharem connosco estas experiências!

 

Ana Paula Lino